RIBECANCER

O I Simpósio Iberoamericano de Investigação em Câncer terá como principais objetivos a pesquisa e desenvolvimento de novos fármacos antineoplásicos. Serão discutidos os aspectos relacionados com a extração, isolamento e identificação de produtos de origem natural (plantas, microrganismos, e organismos marinhos), síntese e semi-síntese de princípios ativos, modelos para avaliação in vitro e in vivo da atividade anticâncer, estudos para determinação do mecanismo de ação e estudos clínicos.

A Rede Ibero-Americana de Investigação em Câncer: Da Genômica ao Controle (RIBECANCER/CYTED/CNPq) irá vigorar de 2012 a 2015 e envolve pesquisadores  de diversos países, incluindo Brasil, Espanha, Guatemala, Costa Rica, Chile e Panamá.

A Rede, que tem apoio do Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CYTED) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), estabelece colaborações multidisciplinares de estudos sobre o câncer e seu controle, com foco na descoberta de novos agentes terapêuticos a partir da biodiversidade terrestre e marinha iberoamericana.

Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA)

O CPQBA – Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas da UNICAMP, foi criado em 1986 com o objetivo primordial de ser um centro de pesquisas Interdisciplinar.



A pesquisa de novas drogas anticâncer é uma das principais linhas de pesquisa interdisciplinar do CPQBA. Utilizando a metodologia de triagem desenvolvida pelo Instituto Nacional do Câncer (USA), a Divisão de Farmacologia e Toxicologia do CPQBA nos últimos 15 anos tem avaliado anualmente centenas de compostos obtidos de produtos naturais e de síntese, obtidos por diversos grupos de pesquisa do Brasil e do exterior. Os compostos com melhor perfil de atividade em cultura de células tumorais humanas podem ser avaliados em modelos experimentais de câncer in vivo e em estudos para determinação do tipo de morte celular induzida.

I Simpósio Iberoamericano de Investigação em Câncer

Local do Evento: 
Centro de Convenções, UNICAMP

Av. Érico Veríssimo, 410 – Cidade Universitária, Campinas – SP